Você já ouviu falar em curadoria de conteúdo? Trata-se nada mais do que uma seleção que reúne uma série de técnicas.
Isso tudo justamente para que a companhia possa selecionar os materiais de melhor qualidade que possam ser mais interessantes para seus clientes e assim, consiga construir reflexões mais complexas e elaboradas a partir deles.
Esse tipo de curadoria é relevante na hora em que uma marca precisa construir uma conteúdo para atrair clientes, ou até mesmo em ocasiões em que é necessário promover eventos, como um lançamento de determinado produto.
Afinal de contas, a companhia precisa garantir que esse evento terá a cara de seu produto e agradará seus clientes.
Sendo assim, confira a seguir tudo que você precisa saber a respeito da importância da curadoria de conteúdo, bem como entenda os principais benefícios que esse ato pode proporcionar a sua companhia.
Além disso, veja dicas de como realizar essa curadoria da melhor forma possível, mesmo que não seja formado em um curso de gestão comercial ead.
Qual a importância da curadoria de conteúdo?
Quando o assunto é curadoria de conteúdo, em primeiro lugar é preciso saber o que isso significa.
Dessa forma, a palavra curadoria tem origem na expressão que vem do latim curator, que significa tutor. Essa expressão passou a ser muito utilizada na área do direito, mas passou a ser usada no campo das artes.
Isso porque, foi justamente na área artística que surgiram profissionais que se tornaram responsáveis por organizar exposições em museus fazendo a curadoria das obras apresentadas com o objetivo de conduzir seu público através de uma jornada artística.
Portanto, foi assim que surgiu o conceito de curador. Em suma, sua importância está justamente em decidir o que é mais importante e relevante para seu público com o objetivo de construir a melhor jornada possível.
Isso porque, a curadoria de conteúdo realiza uma identificação, escolhe e realiza o compartilhamento e mais interessantes, como publicações, fotos, vídeos, jogos ou ferramentas.
Mesmo sem uma formação ou uma equipe voltada para curso gestão de pessoas ead, uma empresa precisa saber selecionar temas relevantes com o objetivo de atrair a atenção de seu público.
Portanto, é possível afirmar que um curador é tão importante quanto os investimentos de uma marca em conhecer o seu público-alvo.
Quais os benefícios da curadoria de conteúdo?
Assim como já mencionado anteriormente, a curadoria é extremamente importante pois ela é capaz de trazer diversos benefícios para a marca.
Entre eles, um dos principais benefícios da curadoria é o poder se entregar valor ao seu público já que essa seleção de informações evita o sobrecarregamento de informação para seu público.
Em suma, através dessa estratégia, é possível proporcionar para a maioria das pessoas que não tem tempo (ou desejo) de garimpar conteúdo as melhores informações e coisas que são realmente relevantes para elas, mesmo que não sejam formadas em curso ead marketing digital, por exemplo.
Dessa forma, a marca ainda ganha um maior valor para o seu consumidor e a curadoria também acaba ganhando espaço e um papel relevante na construção da marca.
Isso tudo em um relacionamento com seus clientes e público-alvo que leva a fidelização dessas pessoas, levando a sua companhia para um novo estágio.
Em suma, é possível afirmar que à medida que você entrega um ótimo conteúdo, seu público começa a confiar em você e a vê-lo como um líder de pensamento.
Além disso, a curadoria de conteúdo é uma ótima opção para aquelas semanas em que você está com poucos originais.
Então, confira a seguir alguns outros benefícios da curadoria:
- Economiza tempo e dinheiro;
- Melhora seus relacionamentos;
- Diversifica seu conteúdo;
- Posicionar sua marca como líder de pensamento.
Desse modo, é possível através de uma boa curadoria, ter sempre conteúdos de qualidade disponíveis.
Por que a internet precisa da curadoria de conteúdo?
A internet está cada vez mais democrática. Isso significa que existe espaço para todos criarem conteúdo e construírem seus negócios digitais.
Com isso, além de aumentar a concorrência, a internet ainda se encontra superlotada de conteúdos e ideias, o que faz com que o consumidor não consiga navegar nem pela metade de tudo que existe na web.
Sendo assim, quando o assunto é curadoria digital, a principal função do curador é justamente pescar as melhores opções e poupar o seu público desse trabalho.
Isso porque, muitas vezes ao pesquisar por curso de oratória o que e, nem sempre o público conseguirá encontrar as melhores definições por si mesmo.
Desse modo, é preciso estar sempre se preparando com bons cursos sobre o assunto para realizar uma curadoria eficiente.
Como fazer curadoria de conteúdo?
Para fazer uma boa curadoria, é preciso buscar formação, assim como uma pessoa que se forma em gestão hospitalar, e levar em consideração os seguintes pontos:
- Curadoria não é simplesmente reunir e compartilhar conteúdos;
- Curadoria não se restringe à ferramentas tecnológicas;
- Curadoria não está restrita à um único nicho de profissionais;
- Curadoria não é editar e publicar conteúdos alheios;
- Curadoria não é Marketing de Conteúdo.
No geral, ao entender todos esses pontos, é possível construir uma boa curadoria de conteúdo.