O Google Ads para Afiliados é uma ferramenta imprescindível para você vender mais! Antes conhecido como Google Adwords, o Google Ads é uma ótima maneira de obter tráfego para seu site e também para clientes em potencial.
As técnicas de referência orgânica (SEO) podem parecer complexas diante da falta de detalhes nos algoritmos do Google. No entanto, não devemos ver as referências pagas como a solução milagrosa.
Para ter sucesso, você precisará estabelecer uma estratégia real. Para ajudá-lo a se localizar, explicamos aos afiliados de plantão o que é uma campanha do Google Ads para afiliados, como funciona a ferramenta, e muitos mais!
Afinal, o que é marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é como um acordo através do qual você ganha uma comissão pela venda ou promoção de produtos ou serviços de outra empresa. Para poder trabalhar com esse tipo de negócio, basta você se cadastrar nos programas afiliados que são relevantes para o seu público e seguir os requisitos que seu produtor poderá exigir.
O marketing de afiliados também é conhecido como marketing de desempenho ou marketing de CPA. A definição de marketing de afiliados o torna diferente de outras formas de marketing digital.
Na maioria dos casos, é muito difícil para uma empresa pagar investir fortemente em propaganda para conseguir conquistar alguns clientes.
Muitas marcas quebraram por tais empreendimentos. Então, à medida que os custos de publicidade online aumentaram, elas se voltaram para formas inovadoras que minimizam os custos e, ao mesmo tempo, aumentam sua base de clientes.
Foi aí que nasceu a ideia do marketing com afiliados.
Como um método de marketing baseado em desempenho, os afiliados e as empresas podem trabalhar juntos em um relacionamento de compartilhamento de receita entre o produtor e o profissional de marketing.
Para as empresas que têm um produto e desejam vender mais, elas podem oferecer um incentivo financeiro por meio de um programa de afiliados.
Para os indivíduos sem nenhum produto e que desejam ganhar dinheiro online, eles podem encontrar um produto que tenha valor e obter uma receita por meio do marketing de afiliados. Ao longo deste artigo mostraremos como tudo isso funciona através do Google Ads para afiliados.
E como tem sido difícil para as empresas encontrarem bons profissionais de marketing afiliado, aqui você aprenderá tudo o que precisa para se destacar na multidão e ser bastante procurado.
Use este post como uma referência para cada etapa de sua jornada à medida que você aprende a vender como um afiliado. Ao ler cada seção, você encontrará o Google Ads para afiliados explicado de uma forma com a qual você poderá se progredir muito mais nesse ramo.
Além disso, você encontrará muitos exemplos e dicas de marketing de afiliados para ajudá-lo a se estabelecer e melhorar seus métodos de venda que aumentarão sua renda passiva ao longo dos anos.
Para entender um pouco mais sobre como o marketing de afiliados funciona, recomendamos que você assista a esse vídeo. Só não se esqueça de ativar a legenda em português!
Quanto dinheiro posso ganhar como afiliado?
Como acontece com qualquer negócio, o potencial de crescimento é ilimitado. Como você vê, o marketing de afiliados é uma fonte de renda passiva. Para ter sucesso, você precisa aprender o que funciona e o que não funciona enquanto promove seus produtos.
Como qualquer empreendimento, o sucesso não vem tanto do que você faz para ganhar dinheiro, mas de fazer o que precisa ser feito de maneira correta e consistente. Depois de tomar a decisão inicial, não há limites para quanto você pode ganhar.
Imagine que você trabalha como motorista de táxi. Você está constantemente ocupado. Mas, apesar de tudo isso, há apenas um número finito de passageiros que você pode dirigir até seus destinos. Você nunca será capaz de romper o teto de receita acima de sua cabeça que esse tipo de negócio possui.
No marketing de afiliados, você pode colocar um número enorme de pessoas em seu táxi metafórico. E você mesmo projeta a rota. A empresa não coloca obstáculos artificiais no seu caminho até o topo. Você pode ir tão alto quanto sua habilidade permitir.
Mas vamos deixar algo claro: se o seu único objetivo é ganhar dinheiro online “do nada”, o marketing de afiliados não é para você. Não é rápido e fácil, você precisa trabalhar duro e deve ter muita perseverança. Coloque seu coração neste trabalho e você obterá dinheiro e satisfação no final.
Um blog e um canal no YouTube são completamente diferentes, não apenas porque um está escrevendo e outro está gravando vídeos. Mas cada um deles é diferente em termos de SEO, conversões, tempo e custo.
Como os comerciantes afiliados são pagos?
Como afiliado, você recebe crédito quando um evento predeterminado ocorre. Normalmente, o evento é uma venda ou conversão. Isso também é conhecido como Custo por Ação ou CPA. No marketing de afiliados, o CPA é o método mais popular para receber o pagamento. Mas não é a única opção.
Você também pode ser pago por outros tipos de eventos. Outras opções são:
- Por lead (custo por lead ou CPL) – endereço de e-mail, número de telefone, endereço, etc.
- Por clique (custo por clique ou CPC) – isso não é diferente de colocar um banner de anúncio.
- Impressão (custo por mil ou CPM) – alguns anúncios também são por este método.
O tipo de pagamento é determinado pelo comerciante, mas também pode ser negociado.
A frequência com que você é pago e o método de pagamento dependem do programa de afiliados. A forma mais comum é o pagamento mensal.
Programas de afiliados geralmente são melhores com pagamentos e em uma programação bem mantida. Quase todos os programas exigem pagamentos em uma programação (quase sempre mensal). Caso contrário, seus programas seriam encerrados até que os pagamentos atrasados estivessem em dia.
Essa é uma diferença importante em relação a um programa de afiliados interno. Embora o pagamento e o relacionamento sejam normalmente melhores, os pagamentos podem não ser. Não é incomum em departamentos de AR de grandes empresas fazer pagamentos em um cronograma líquido de 90 dias. Isso significa que você terá que esperar 90 dias para receber o pagamento por conversões ocorridas três meses antes.
Considere este problema potencial se o seu comerciante for um pagador lento ou exigir cobranças de faturas antigas.
A maioria das redes afiliadas oferece um método eletrônico de pagamento (geralmente depósito direto ou PayPal). Por outro lado, os relacionamentos diretos podem suportar apenas depósitos diretos.
Crie um blog ou canal no YouTube
É perfeitamente possível trabalhar como afiliado e impulsionar suas vendas com o Google Ads sem um site ou canal no youtube. Desse modo, se você não puder construir um site do zero ou contratar um web design para construí-lo para você, você poderá anunciar no Google Ads mandando tráfego diretamente para seu link de afiliado e usar o domínio do produtor.
No entanto, não possuir um site limita bastante seu empreendimento. O primeiro motivo é que o Google não repete o mesmo domínio várias vezes no anúncio, o que reduz bastante o número de impressões. O Segundo motivo é que você não poderá anunciar qualquer produto, pois a página do produto pode não está em conformidade com as diretrizes do Google Ads.
Por isso é tão importante ter um site, canal no youtube ou até mesmo uma rede social forte para conseguir adquirir bons resultados com o marketing de afiliados. É lá que você conseguirá executar o Google Ads para afiliados e práticas de tráfego pago com maior liberdade.
Um blog e um canal no YouTube são completamente diferentes, não apenas porque um está escrevendo e outro está gravando vídeos. Mas cada um deles é diferente em termos de SEO, conversões, tempo e custo.
Blog vs. vídeos do YouTube
- Propriedade – você é o dono do seu blog, não do YouTube.
- Tráfego de SEO – leva mais tempo para obter tráfego de SEO para um blog do que o YouTube.
- Dificuldade de SEO – a competição de SEO no YouTube costuma ser menor do que no Google.
- Custo – o YouTube é gratuito, os blogs exigem domínio, hospedagem, custos de desenvolvimento, etc.
- Atualizações de conteúdo – é mais fácil atualizar uma postagem de blog do que refazer um vídeo.
- Códigos de cupom – o YouTube é ótimo se seus afiliados permitem que você use códigos de cupom.
- Tempo – leva mais tempo para configurar um blog.
- Expectativas – no seu nicho, as pessoas preferem assistir vídeos ou ler artigos?
Comece um blog do WordPress (leia nosso guia)
- Domínio – GoDaddy ou Namecheap.
- Hospedagem – Hostgator e Dreamhost
- WordPress – o que recomendamos para construir seu site ou blog.
- Modelos Astra Starter – temas WordPress que a maioria das pessoas está usando. Eles têm uma aparência incrível, são responsivos a dispositivos móveis e são importados com um clique. Basta instalar o WordPress na sua conta de hospedagem, fazer login no painel do WordPress e baixar o plugin Astra Starter Sites. Escolha um tema e importe-o com um clique, então você está pronto para começar a personalizar seu blog!
- Tenha um desenvolvedor disponível – essa é a nossa paixão! Se você precisa de um web design disponível, não deixe de entrar em contato conosco. Teremos enorme prazer em ajudá-lo!
Google Ads para Afiliados: O que é?
O Google Ads é a rede de publicidade do Google. Ele é usado pela grande maioria dos afiliados. Chama-se pesquisa paga ou SEA: consiste em pagar para aparecer nas páginas de resultados dos motores de pesquisa. Combinado com SEO (Search Engine Optimization), esse tipo de prática pode ser muito eficaz na promoção de seu negócio!
No papel, o princípio é bastante simples: você determina um orçamento, que determinará em parte seu custo por clique (CPC), mas também a frequência de exibição de seus anúncios. Você escolhe as palavras-chave nas quais deseja inserir e, em seguida, compõe seu anúncio de acordo com seus objetivos e, possivelmente, com uma área geográfica.
Assim que o anúncio estiver no lugar, ele pode ser exibido sempre que alguém pesquisar as palavras-chave que você selecionou na área de destino demarcada. Você só paga quando um usuário clica no seu anúncio, isso é chamado de pagamento por clique (PPC).
Mas, na realidade, delimitar o orçamento certo e fazer uma lista de palavras-chave que sejam relevantes não é fácil. Melhor ligar para um especialista em SEO ou uma agência de SEO para evitar surpresas.
O preço básico por clique para cada palavra-chave é definido com base na oferta e na demanda. Algumas palavras podem variar de alguns centavos a mais de $20. E “a compra” dessas palavras é feita por meio de um sistema de leilão.
Se você apostar acima de sua concorrência, seu anúncio aparecerá primeiro e assim por diante, em segundo, terceiro, etc. O desafio é determinar o orçamento certo levando em consideração palavras-chave relevantes.
Por que usar o Google Ads para Afiliados? Obtenha tráfego antes de vender!
Um dos maiores erros que os afiliados cometem é focar primeiro no dinheiro!
Isso é ruim por alguns motivos:
- Sem tráfego = sem vendas
- A maioria dos afiliados exige que você tenha algum tráfego
- Você perderá tempo e dinheiro ao tentar vender sem sequer ter um tráfego considerável
É óbvio que é necessário ter dinheiro em mente antes de começar no marketing de afiliados, não é mesmo? Mas o primeiro passo é focar em adquirir tráfego para seu blog. Dessa forma, depois de obter tráfego e ser aprovado pelos afiliados, você pode adicionar facilmente links de afiliados a postagens de blog onde já mencionou os produtos / serviços de seus afiliados. Não se concentre no dinheiro primeiro, mas inclua-o no seu plano.
A Hostinger e a Amazon estão entre os programas de afiliados mais populares hoje. Faça as contas: para ganhar R$ 300 em um dia, você precisaria indicar cerca de 2 pessoas para hospedagem, 10 pessoas para temas ou 30 pessoas para plugins. Mas como você conseguiria esses resultados sem tráfego?
Para você entender aonde eu quero chegar, Tom Dupuis, do blog Online Media Masters, tem cerca de 3.000 visitantes por dia e gera cerca de 2-3 vendas por dia a $ 150 por venda! Isso resulta em mais de $ 9000 por mês!
Agora imagine isso tendo o dobro de tráfego? Ou o triplo? ou quíntuplo?! Por isso o tráfego é tão importante. E é aí que o Google Ads para afiliados entra em cena.
Felizmente, a vantagem mais importante do Google Ads para afiliados é que ele funciona mais rápido do que o SEO. Uma campanha do Ads bem otimizada pode realmente funcionar em algumas horas, enquanto o SEO pode levar vários meses.
Assim, pode ser questão de dias para você conseguir suas primeiras vendas se fizer uma boa campanha. Mas o Google Ads para afiliados tem muitas outras vantagens mais relacionadas à estratégia de marketing:
- Você pode se concentrar em várias palavras-chave de uma vez e ativar ou desativar a campanha sempre que desejar. É a solução ideal quando sua oferta está evoluindo muito rapidamente;
- O Google Ads para afiliados pode aumentar o conhecimento da marca mais rapidamente, e vender muito mais os produtos que você recebe comissão, associando-o a determinadas palavras-chave pesquisadas;
- Você alcança mais clientes por meio da caixa de entrada do Gmail. O Google integrou os anúncios nativos do Gmail ao Google Ads e os disponibilizou para todos os anunciantes. Isso, portanto, dá uma nova janela de disparo muito interessante;
- Você se beneficiará do poder do remarketing ao se reconectar com seus clientes em potencial, mesmo depois que eles saírem do site;
- Você mede seu desempenho e seu ROI de forma relevante e precisa, ao contrário dos meios de comunicação tradicionais, como jornais ou comerciais de TV;
- Você pode reagir rapidamente a ataques competitivos.
Como funciona o Google Ads?
A exibição de anúncios de proprietários de sites é determinada por meio de um sistema de leilão. Isso se concentra em uma série de palavras-chave determinadas pelo anunciante ou escolhidas nas listas oferecidas pelo planejador de palavras-chave. Eles devem ser relevantes e corresponder ao que as pessoas provavelmente digitarão ao procurar um produto ou serviço.
Essas palavras-chave são então leiloadas. Cada lance é baseado em quanto os anunciantes estão dispostos a pagar para que um usuário do Google clique em seu anúncio.
Mas o valor do leilão não é o único critério de exibição. Esta oferta também é combinada com um índice de qualidade atribuído pelo Google (Índice de qualidade), que determina a posição do anúncio nas SERPs (CPC).
O que é uma campanha do Google Ads?
Uma campanha do Google Ads para afiliados é um conjunto de anúncios coordenados voltados para o mesmo objetivo. Cada anúncio pode responder a uma palavra-chave diferente relacionada aos produtos e serviços de afiliados ou de sua empresa. Isso ajuda a cobrir as várias intenções dos usuários.
Por exemplo, você iniciou um negócio de convites. Você pode criar anúncios diferentes, dependendo do tipo de convite procurado pelo cliente em potencial: convite de casamento, convite de casamento, convite de batismo, etc.
A principal vantagem das campanhas do Google Ads para afiliados é poder realizar uma segmentação precisa de acordo com os anúncios. Seus links patrocinados só aparecerão em consultas direcionadas relacionadas à sua atividade. A qualidade dessa segmentação, portanto, depende acima de tudo de sua capacidade de selecionar as palavras-chave mais relevantes.
Como otimizar suas campanhas?
O objetivo do jogo é, portanto, posicionar-se no mais alto nível no SERP, vencendo leilões. Para isso, você deve otimizar os dois critérios do Google Ads para afiliados: o seu Índice de qualidade e o valor do seu lance. Quanto mais alto for o Índice de qualidade e mais alto o valor do seu lance, melhor será o posicionamento do seu anúncio.
Você pode influenciar seu índice de qualidade graças a vários fatores:
- A relevância do seu anúncio do Google para a consulta de pesquisa: ofereça páginas e conteúdo que atendam à intenção de pesquisa do usuário da Internet;
- A relevância da palavra-chave do Google para o seu grupo de anúncios;
- A taxa de cliques (CTR) histórica do anúncio e seu grupo de anúncios;
- O desempenho histórico geral da conta.
Ao melhorar seu Índice de qualidade, você pode reduzir significativamente seus CPCs porque o Google recompensa os anunciantes que se preocupam com a relevância dos resultados. Isso permitirá que seus anúncios sejam exibidos com mais frequência na primeira página. Você obterá uma melhor taxa de cliques e de conversão sem ter que aumentar seus lances.
O custo dos anúncios do Google varia de acordo com vários critérios, como o grau de competição de suas palavras-chave, seu setor, sua área de influência, etc.
Qual é o procedimento para criar sua campanha do Google Ads para afiliados?
O novo sistema de assistência à criação de anúncios on-line do Google o orienta durante a criação do primeiro anúncio. Em seguida, você terá que refinar suas ações publicitárias, criando uma campanha com consultas direcionadas.
1. Defina seus objetivos
Você gostaria de mais tráfego para seu site? Não há mais ligações de clientes em potencial? Mais solicitação de orçamento? Aumentar o número de visitas a um ponto de venda físico? Etc.
Em seguida, determine o tipo de campanha que você precisará com base em seus objetivos. Se você quiser mais tráfego, é melhor orientar-se para um link patrocinado na rede de pesquisa.
Se pretende incentivar os utilizadores a visitar a sua loja, talvez seja uma boa ideia recorrer à Rede de Display (visualização de banners publicitários em determinados sites).
2. Segmente uma área geográfica
Se você for uma empresa local, pode limitar o escopo de sua publicidade ao seu bairro, cidade, região, etc. Você também pode, nesta fase, escolher algumas palavras-chave relacionadas à sua atividade.
3. Crie seu anúncio e determine seu orçamento
Em seguida, o Google Ads incentiva você a criar seu anúncio: título e descrição. Você deve incluir uma palavra-chave principal que você selecionou anteriormente. Você pode então modificar facilmente seus anúncios e campanhas. Em seguida, você precisa definir um orçamento diário e um orçamento mensal que não deve exceder para sua campanha.
4. Segmente ou redirecione suas palavras-chave
Depois que o anúncio foi revisado e aceito pelo Google, você poderá criar novos como parte de uma campanha publicitária. Você também pode editar e redirecionar anúncios que já foram postados. O Google Ads tem um planejador de palavras-chave para ajudar você a encontrar as palavras-chave certas com base em sua empresa.
Se você é uma pequena empresa, é melhor apostar em palavras de cauda longa (palavras-chave longas) que terão menos volume, mas serão mais precisas, às vezes menos caras e terão mais chance de acertar o alvo. Por exemplo: convite de casamento barato do país.
Este gerador de palavras-chave ajudará você a maximizar seu investimento em publicidade. Será necessário monitorar suas taxas de cliques e suas taxas de rejeição para ajustar suas campanhas, se necessário.
Se sua taxa de rejeição é muito importante. Pode ser que você esteja posicionado em uma palavra que não corresponda exatamente ao que os usuários estão procurando. Se a sua taxa de cliques ou taxa de conversão não for convincente, pode ser necessário revisar o conteúdo do seu anúncio.
Que perguntas você deve se fazer antes de lançar uma campanha do Google Ads para afiliados?
Você não entra no Google Ads por capricho só porque seu concorrente está lá e parece estar indo bem. Primeiro, você precisa descobrir se isso faz sentido para você e seu negócio e, em caso afirmativo, definir qual tipo de anúncio é o melhor.
Também pergunte a si mesmo as perguntas certas sobre o seu público-alvo:
- O seu público está online? Nosso primeiro instinto é realmente pensar que todos estão no Google hoje. No entanto, certos setores de atividade têm todo o interesse em se comunicar em outras mídias (web ou tradicionais).
- As palavras-chave relacionadas ao seu negócio estão sendo pesquisadas online? Para fazer isso, use o planejador de palavras-chave do Google Ads. Ele irá mostrar as estatísticas de pesquisa para as palavras-chave desejadas. Se você acha que essas palavras não são muito populares, não é melhor pensar em uma estratégia de SEO que permitirá que você se posicione em palavras-chave de cauda longa e que se mostre muito mais sustentável?
- Os e-zines e blogueiros publicam artigos relacionados aos seus produtos ou serviços? Esse tipo de prescritor pode ser muito mais lucrativo do que o Google Ads.
- Seus concorrentes estão investindo online (canais pagos ou não pagos)?
- Como medir o retorno sobre o investimento (ROI)? Como o Google Ads funciona com CPC, você pode calcular facilmente o ROI dos anúncios.
Existem vários indicadores de monitoramento para monitorar (KPI) para isso:
- A taxa de cliques ajuda a determinar seu Índice de qualidade e informa se seus anúncios são atraentes. Essa métrica indica, como uma porcentagem, a frequência com que as pessoas clicam em seu anúncio. Anúncios com CTR baixo devem, portanto, ser removidos ou otimizados.
- Seu Índice de qualidade para cada palavra-chave reflete a relevância de seus anúncios. Um alto Índice de qualidade significa que seus anúncios, palavras-chave e página de destino são relevantes para seu público-alvo.
- A taxa de conversão, que naturalmente permite saber se todo o tráfego gerado possibilitou o aumento das vendas.
- Desempenho de palavras-chave, que muda com o tempo. Portanto, é necessário segui-los regularmente para manter apenas aqueles que atendem aos seus objetivos.
O Google Ads pode ajudar com SEO?
Esta é uma pergunta recorrente de iniciantes. Oficialmente, Google Ads não tem influência no SEO. Eles são bots diferentes e algoritmos muito diferentes. No entanto, como dissemos antes, o Google Ads para afiliados pode ajudar a desenvolver o conhecimento da marca.
Assim, se o seu site “Chocolate do João” estiver bem posicionado no Google Ads na consulta “entrega de chocolate”, um número maior de usuários da Internet provavelmente digitará “entrega de chocolate Chocolate do João” no Google.
Por conseguinte, os bots de busca (que se dedicam ao referenciamento natural), poderão fazer a associação “Chocolate do João = entrega de chocolate” e assim posicionar melhor o site neste pedido. Portanto, o Google Ads para afiliados pode, em alguns casos, influenciar indiretamente o SEO orgânico.
Como o Google Ads para Afiliados pode ajudar a alavancar as vendas?
Quem nunca pensou no Google Ads para afiliados, certamente espera algo relativamente complexo. No entanto, é fácil de entender: você paga ao Google uma certa quantia quando um cliente em potencial clica no seu anúncio depois de pesquisar uma palavra-chave ou combinação de palavras-chave no mecanismo de pesquisa.
Esses são os chamados resultados de pesquisa “pagos” localizados acima ou abaixo dos resultados de pesquisa orgânica (ou natural) da pesquisa do Google. Nos SERPs, eles são marcados com a nota “Anúncio”, ou mesmo “Patrocinado”.
Você pode ver o benefício representado pelos anúncios de texto do Google Ads. Isso dá a você, mediante o pagamento de uma taxa, a opção de aparecer no topo da página de resultados de pesquisa junto com sua loja.
Muitos usuários clicam automaticamente nos resultados no topo da lista. Muitas vezes, não faz diferença para eles clicar em um resultado pago ou de natureza orgânica. É importante que a página de destino (ou página de destino) na qual os usuários clicaram atenda ao que procuram.
Por isso, não há campanha do Google Ads que não funcione: há apenas aquelas que necessitam de um pouco mais de dedicação e esforço.
Posicionamento de publicidade no sistema de leilão
O Google Ads para afiliados ou não funciona com base em um leilão. O programa decide em que posição seus anúncios serão exibidos e se eles serão exibidos acima ou abaixo dos resultados da pesquisa orgânica. Para este leilão, você deposita textos publicitários, palavras-chave e ofertas no Google.
- Textos publicitários: são os anúncios atuais do Google. Eles se parecem com os resultados da pesquisa orgânica.
Para seus anúncios de texto, o Google fornece três linhas de até 30 caracteres cada, incluindo espaços, para compor o título do anúncio. Ele será exibido em azul.
O segundo elemento do seu anúncio de texto é o URL do seu site. Você também pode escolher uma página de destino específica para que o URL exibido corresponda perfeitamente à sua oferta: o anúncio se tornará ainda mais relevante.
O Google finalmente oferece duas linhas de no máximo 90 caracteres cada, espaços incluídos, para escrever seu texto publicitário.
- Palavras-chave: para que o seu anúncio de texto seja exibido pelo Google, você deve selecionar as palavras-chave que devem acionar esse anúncio. É claro que as palavras-chave devem estar relacionadas ao conteúdo do anúncio e ao seu site.
- Oferta: com o CPC máximo (custo por clique), você pode determinar quanto dinheiro deseja gastar quando um usuário clicar em seus anúncios de texto.
Cada vez que um usuário realiza uma pesquisa, o Google acessa os dados armazenados no Google Ads. Para que um anúncio de texto seja posicionado, a oferta e o fator de qualidade são determinantes. Eles afetam o que é conhecido como classificação (ou posição) do anúncio e determinam se o seu anúncio de texto é exibido e, em caso afirmativo, em que posição.
Especificamente, sempre que uma consulta de pesquisa é inserida na barra de pesquisa do Google, o sistema do Google Ads para afiliados verifica se um cliente de publicidade inseriu alguma palavra-chave correspondente.
Normalmente, vários anunciantes colocam um lance para uma palavra-chave. Em um leilão, o sistema de publicidade do Google decide qual anúncio do anunciante é colocado em qual posição.
O CPC definido e o Índice de qualidade da palavra-chave que aciona o anúncio são relevantes para o posicionamento do anúncio. Quanto mais alto o fator de qualidade e mais alto o lance em comparação com outros concorrentes, mais provável é que a posição do primeiro anúncio seja mais alta do que os resultados da pesquisa orgânica.
O Índice de qualidade alto não apenas ajuda você a fazer seu anúncio de texto parecer mais alto, mas também pode reduzir o custo de posicionamento do anúncio.
O resultado é:
- Quanto mais alto o índice de qualidade, mais barato é, portanto, seus anúncios de texto podem ser colocados com mais frequência dentro do orçamento definido.
- Quanto mais alto o Índice de qualidade de suas palavras-chave, com mais eficiência você pode usar seu orçamento diário.
E o que acabo pagando por um clique?
Por meio do procedimento de leilão com o Google Ads, você sempre dá apenas um clique de leilão. Dependendo da orientação da campanha, ela pode ser definida manualmente ou automaticamente pelo Google.
É somente após o leilão bem-sucedido, ou seja, a veiculação do anúncio, que você sabe quanto custa um clique. Portanto, você pode ter depositado R$1,25 por clique como um lance. Mas, como seu fator Q é muito alto e poucos concorrentes estão fazendo lances para essa palavra-chave, você acabou pagando apenas 90 centavos pela veiculação do anúncio.
Uma grande vantagem do Google Ads para afiliados é que os cliques e, portanto, o tráfego, aumentam com o volume de palavras-chave e pesquisas. Para as pessoas que estiverem prontas para realizar compras, os anúncios do Google Ads recebem 65% dos cliques!
Se houver altos volumes de pesquisa para determinadas palavras-chave, você pode aumentar o tráfego aumentando o orçamento da campanha até que o volume de pesquisa se esgote. No entanto, ainda é importante para o Google Ads que você aproveite ao máximo seu orçamento de publicidade.
É bom saber: dependendo da opção que você escolher, o Google pode usar um CPC mais alto para alguns leilões do que aquele que você definiu. Isso significa que o orçamento diário pode ser excedido em determinados dias.
Este é o caso, por exemplo, se você selecionou a variante “otimizar conversões”. No entanto, o Google Ads permanecerá no orçamento mensal, apesar dos preços de clique parcialmente mais altos.
O que você deve ter em mente ao começar a usar o Google Ads para afiliados?
O Google costuma oferecer a seus anunciantes ou comerciantes locais o “AdWords Express”. Este é um anúncio do Google limitado em suas funções e possibilidades, que quase automaticamente cria grupos de anúncios e campanhas publicitárias com base no conteúdo do seu site e mais alguns detalhes.
Para iniciantes, a oferta é tentadora à primeira vista. Mas, na verdade, faz muito mais sentido fazer negócios com o Google Ads porque, infelizmente, o AdWords Express é frequentemente menos útil na prática, já que a criação automatizada de anúncios e campanhas não pode competir com campanhas criadas manualmente em termos de eficiência.
O que é importante antes de começar: você precisa definir metas para si mesmo. O que exatamente você deseja alcançar com o Google Ads para afiliados? Sua loja deveria estar recebendo mais tráfego? Gostaria de anunciar determinados grupos de produtos nas vendas de Natal? Quanto custa uma conversão para manter o Google Ads interessante para você?
Responda a essas perguntas com antecedência: isso permitirá que você adapte e alinhe suas campanhas com o Google Ads para afiliados.
Exemplos de metas caso você utilize o Google Ads para afiliados:
- O número máximo de usuários deve visitar a categoria xy em minha loja ou estratégia como afiliados.
- Quero alcançar tantos visitantes com o Google Ads quanto já faço com os resultados da pesquisa orgânica.
- Eu gostaria de anunciar minha oferta em uma região específica.
Eu preciso de rastreamento de conversão?
Para descobrir o desempenho de seus anúncios do Google, acompanhe o tráfego e as conversões por meio dos anúncios de texto do Google Ads.
O Google Ads oferece seu próprio acompanhamento de conversões para isso. Para fazer isso, você deve inserir um código separado na página de finalização do pedido de sua loja online.
Dependendo do sistema de gerenciamento de conteúdo que você está usando (CMS), também pode ser suficiente inserir o ID de conversão na seção de administração do site. CMS como WordPress ou Typo3 oferecem seus próprios plug-ins.
Se você já usa o rastreamento de comércio eletrônico do Google Analytics, é claro que pode segmentar seu tráfego por origem de visitante e ver o desempenho de seus anúncios do Google. Em seguida, você registra a implementação de um código de rastreamento adicional. Para uma primeira campanha, o rastreamento do Google Analytics pode ser suficiente.
No entanto, para que você possa usar outras funções, como ofertas de conversão (ofertas CPA) no Google Ads, o acompanhamento de conversões por meio do Google Ads é necessário.
A vantagem dessa variante é que, por exemplo, você pode usar o Google Ads para determinar quanto deseja pagar por uma conversão. O Google Ads então alinhará suas palavras-chave para obter o máximo de conversões possível.
10 dicas práticas para seus anúncios do Google Ads para afiliados
A implementação do Google Ads para afiliados geralmente é autoexplicativa. O Google Ads orienta você, que trabalha com afiliados ou outro negócio, com um passo a passo em direção à sua primeira campanha. Você já tem o básico neste conteúdo!
Importante: mesmo se você selecionar “Rede de Pesquisa” como o tipo de campanha ao lançar sua primeira campanha, o Google ativará a Rede de Display na próxima etapa. Para sua primeira campanha de Natal, no entanto, não é realmente a coisa certa a fazer. Portanto, você deve desmarcar a linha “Incluir a Rede de Display do Google”.
1. Pause sua campanha antes de colocá-la online
Muitas pessoas que são novas no Google Ads querem começar imediatamente. No entanto, é uma boa ideia verificar todas as configurações antes de começar. Uma dica simples é fazer uma pausa na campanha. Dessa forma, você garante que seu orçamento não se esgote com cliques antes que todas as configurações estejam corretas.
2. Uma campanha de palavras-chave
Para obter uma visão geral clara de seu projeto, use apenas uma palavra-chave por campanha. Por exemplo, não faz sentido chamar uma campanha de “Decoração de Natal / Suporte para árvore de Natal”. Em vez disso, recomenda-se o lançamento de duas campanhas, uma para “Decoração de Natal” e outra para “Estande de árvore de Natal”. O Google Ads não só poderá atribuir melhor seus anúncios, mas também terá a oportunidade de personalizar suas campanhas ainda mais individualmente.
3. Uma palavra-chave para cada grupo de anúncios
Da mesma forma, tente usar apenas uma palavra-chave no nível do grupo de anúncios. Se houver sinônimos para um termo, você poderá usá-los como o termo principal para um novo grupo de anúncios.
Exemplo:
Você tem uma campanha com a palavra-chave “Decoração de Natal”. Agora você deseja criar grupos de anúncios para decorações de árvores de Natal. Neste caso, você pode criar dois grupos de anúncios chamados “decorações para árvores de Natal” e “decorações para Natal”. Portanto, é possível usar várias palavras em uma única categoria.
4. Máximo de 30 palavras-chave por grupo de anúncios
Use no máximo 30 palavras-chave para seus grupos de anúncios. O Google Ads sempre tenta alocar seu orçamento diário de maneira ideal entre palavras-chave e anúncios salvos.
Se você usar muitas (muitas) palavras-chave, poderá correr o risco de o Google Ads não exibir seus anúncios, pois seu orçamento diário se esgotaria muito rapidamente, embora os termos sejam muito relevantes.
Para começar, recomendamos que você use dez palavras-chave. Você pode então testar seu desempenho por alguns dias e adicionar mais palavras-chave, se necessário.
O Google Ads oferece palavras-chave adequadas com base em um termo de pesquisa central ou em seu site. Use aqui apenas termos que sejam realmente relevantes e que correspondam à sua oferta.
Importante: use uma palavra-chave apenas uma vez por grupo de anúncios. Palavras-chave duplas enfraquecem seu desempenho. O Google Ads também o notificará se você clicar duas vezes em uma palavra-chave.
5. Evite o recurso de “correspondência ampla” para palavras-chave
O parâmetro “consulta ampla” pode certamente garantir um tráfego muito alto. No entanto, os clientes cuja consulta de pesquisa não corresponde exatamente à sua oferta também podem clicar em seus anúncios.
Um exemplo:
Se você definir a palavra-chave “decoração de Natal” como a mais adequada possível, seu anúncio de texto provavelmente também será colocado se um usuário do Google digitar “faça sua própria decoração de Natal com palha”.
No entanto, você tem uma loja online de decorações de Natal para comprar e não para fazer você mesmo. Portanto, é muito provável que o usuário reverta. Para atingir usuários muito direcionados, você deve usar a opção “frase exata” ou “palavra-chave exata”, se possível.
Resumindo: a configuração de “consulta ampla” permite que você receba muitos visitantes. No entanto, devido à irrelevância para os usuários, você cria uma experiência negativa para o usuário e desperdiça dinheiro.
6. Exclua palavras-chave para tornar suas campanhas ainda mais eficazes
Com a função “termos de pesquisa” na seção de palavras-chave, você tem uma base de análise muito abrangente para suas campanhas de publicidade do Google. Lá você pode ver quais termos de pesquisa o usuário realmente acionou a veiculação de um anúncio.
Com base nessa análise, você pode determinar com alguns cliques quais frases ou palavras acionaram o posicionamento do anúncio que não foi direcionado.
Agora você pode usar um recurso muito útil para tornar suas campanhas ainda mais eficazes: excluindo palavras-chave, ainda na seção de palavras-chave. Aqui você pode armazenar palavras-chave excluídas para grupos de anúncios ou para toda a campanha.
Em nossa loja de exemplo, você pode criar as palavras-chave “DIY” ou “faça você mesmo” como palavras-chave negativas. Seus anúncios não serão exibidos se um usuário usar qualquer uma dessas palavras-chave, que basicamente não são atraentes para sua empresa.
7. Interrompa palavras-chave com baixo Índice de qualidade
Nem é preciso dizer que você deve verificar o status dos seus anúncios do Google regularmente. Observe especialmente as palavras-chave que retornam um índice de qualidade muito baixo, principalmente abaixo de 5. Pause-as: isso melhorará a qualidade geral de sua conta. Isso tem a vantagem de que quanto melhor você mantiver sua conta, menor será o preço por clique no médio prazo.
A otimização de textos publicitários pode melhorar significativamente o Índice de qualidade. Além disso, faça pesquisas de palavras-chave para encontrar ideias que sejam potencialmente mais relevantes para o Google Ads para afiliados.
8. Descubra quais palavras-chave apresentam o melhor desempenho.
Obviamente, você não deve apenas ficar de olho no Índice de qualidade, mas também no desempenho de cada palavra-chave. Por exemplo, verifique quais palavras-chave não acionam cliques ou oferecem CTR baixo. Você pode pausá-los ou até mesmo excluí-los.
9. Teste diferentes textos publicitários
Sempre use pelo menos três ou quatro cópias do anúncio para o mesmo grupo de anúncios. Verifique regularmente quais anúncios funcionam e quais não. Interrompa temporariamente os anúncios com baixo desempenho e teste novos anúncios.
10. Limite o posicionamento do anúncio aos momentos mais importantes
A programação de entrega é um recurso muito importante do Google Ads para afiliados. Por padrão, o Google Ads exibe continuamente seus anúncios de texto. No entanto, pode ser útil excluir determinados horários. Por exemplo, as compras na loja online entre meia-noite e 7h são bastante raras.
Para otimizar seu orçamento de cliques, você pode usar o planejador de anúncios para limitar o tempo de exibição dos seus anúncios. Na verdade, vale a pena verificar regularmente quando a maioria dos cliques e conversões estão ocorrendo e ajustar a programação de lançamento de acordo.
Comece a sua campanha!
O Google Ads para afiliados e demais áreas é uma ferramenta muito poderosa que oferece muitos recursos. Cada site, grande ou pequeno, novo ou antigo, trabalhando como afiliados ou não, pode configurar campanhas de acordo com seu orçamento e objetivos de negócio.
No entanto, essa ferramenta de marketing pode rapidamente se tornar um gasto gigante de dinheiro se não for otimizada de forma adequada.
Por isso, se você quiser saber realizar um investimento seguro e lucrativo é extremamente importante contar com os serviços de uma agência especializada. Portanto, não perca tempo, entre em contato agora mesmo com a Água Viva Estúdio e obtenha o que há de melhor no mercado!
Com a nossa ajuda, seus negócios alcançarão um novo patamar através do uso personalizado do Google Ads para afiliados. Conte com os serviços de profissionais dedicados e com 15 anos de experiência! Por isso, não hesite em entrar em contato conosco e pedir seu orçamento grátis sem compromisso!
Até breve!
11 comentários em “Google Ads para Afiliados: Como Aumentar Suas Vendas e Lucrar Mais”
Pingback: [ATUALIZADO 2021] ANUNCIOS DO GOOGLE ADS PARA AFILIADOS
Pingback: Site de Advogados: 4 Motivos Para Escritórios de Advocacia..
Pingback: Saiba Quais são as Redes Sociais Novas Para Investir em 2021
Pingback: Como Fazer Uma Boa Gestão de Marketing no E-commerce
Pingback: Dicas para vender mais imóveis | DecoraçãoWEB
Pingback: A Maior Rede Social do Mundo: Conheça o TOP 21!
Pingback: Diferença entre Google Ads e o Google Adwords Express
Pingback: Marketing Para Delivery De Comida: Como Fazer e Ter Sucesso
Pingback: Entenda as principais estratégias de SEO para se destacar no Google
Pingback: VEJA COMO VENDER PELA INTERNET GASTANDO MENOS EM 2022
Pingback: Como ganhar dinheiro com blog - Juros Baixos - O seu portal de educação financeira